sábado, 5 de dezembro de 2009

Sabor afro brasileiro

A culinária do Brasil tem fortes influências africanas. Comentar sobre as delícias gastronômicas do nosso país é dar espaço aos toques marcantes da África. A cozinha dos negros se formou no Nordeste brasileiro, mas teve sua verdadeira origem no Recôncavo Baiano. E nessa região - do mar às portas do sertão - foi se formando a chamada "cozinha baiana" ou "cozinhas do azeite", numa referência ao azeite de dendê, um de seus ingredientes básicos. O óleo é extraído da polpa do fruto da palmácia Elaeis guineensis.

Abaixo, eis a lista de alguns pratos presentes na culinária afro brasileira:

* Abará - Bolinho de origem afro brasileira feita com massa de feijão fradinho temperada com pimenta, sal, cebola, azeite de dendê, algumas vezes com camarão seco misturado à massa, que é embrulhada em folha de bananeira e cozida com água.

* Acarajé - Bolo de feijão-macaça temperada e moída com camarão seco, sal e cebola frito com azeite de dendê.

* Mungunzá - Alimento preparado com milho em grão e servido doce (com leite de coco) ou salgado (com acompanhamento de carne de sal ou torresmo) com leite.

* Vatapá - Papa de farinha de mandioca com azeite de dendê e pimenta, servida geralmente com caruru, peixe e crustáceos.

*Arroz-de-hauçá - Arroz cozido apenas na água, que pode ser servido com picadinho de carne-seca frita com molho de pimenta.

*Bobó - Pequeno bolo de massa de feijão mulatinho cozido em água, com sal e banana da terra, a que se junta azeite de dendê, podendo ser comido com farinha de mandioca. Atualmente, utiliza-se a própria mandioca para fazer, por exemplo, o bobó de camarão.

*Caruru - Comida feita a base de quiabo cortado, fervido e temperado camarões secos, azeite de dendê, cebola e pimenta.


Claro que não podemos esquecer da nossa famosa feijoada, o prato brasileiro mais conhecido mundialmente. Este delicioso prato surgiu nas senzalas, feitas pelos escravos que cozinhavam o feijão nas horas de seus intervalos e aproveitam os restos de porco (rabinho e pés) jogados fora pelos seus senhores.



Imagens de alguns pratos:









Nenhum comentário:

Postar um comentário