segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O mais conhecido estilo brasileiro: o Samba

O samba é um gênero musical que surgiu da mistura de estilos musicais de origem brasileira e africana. É tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau) acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. No Brasil, acredita-se que o termo samba foi uma corruptela de semba (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos do Brasil.

As raízes desse estilo foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país. O samba de roda nasceu no Recôncavo Baiano e levado na metade do século XIX para a cidade do Rio de Janeiro pelo negros que migraram da Bahia e se instalaram na capital do Império. Na sua "nova" cidade, e Brasil afora, o ritmo tomou formas diferentes em vários locais do país, tendo como principal tema a vida urbana.

O primeiro samba gravado no país foi Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra foi escrita por Mauro de Almeida e Donga. Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva e Heitor dos Prazeres.

Abaixo, temos o vídeo com o áudio desse primeiro samba:


Os grandes sambistas e compositores da década de 1930 a 1970 e 1980 são: Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco, Aldir Blanc, Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.

O dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro. A data foi criada por iniciativa de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que havia composto Na Baixa do Sapateiro, embora sem ter conhecido a Bahia. Assim, 2 de dezembro marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado em data nacional.

Em 2007, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) declarou o samba um Patrimônio Cultural do Brasil.

Principais tipos de samba:
* Samba enredo - Surge no Rio de Janeiro em 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.



* Samba de partido alto - Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres de samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são Moreira da Silva, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.



* Pagode - Nasceu na cidade do Rio de Janeiro nos anos 70, ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritual repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são, atualmente, Fundo de Quintal, Revelação, Jeito Moleque e Sorriso Maroto.

* Samba-canção - Surge da década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais. Um exemplo é Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto.

* Samba carnavalesco - Marcinhas e sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos: Abre Alas, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa, entre outras.

* Samba-exaltação - Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, gravada em 1939 por Francisco Alves.

* Samba de breque - Este estilo tem momentos de paradas rápidas onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva.

* Samba de gafieira - Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.



* Sambalanço - Surgiu nos anos 50 em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor, cujo trabalho também mistura elementos de outros estilos.


Um comentário: